Imagem capa - Você disse sim, e agora ? por Carol Ottolini fotografia
Dicas

Você disse sim, e agora ?



 Depois do tão esperado pedido de casamento (ou inesperado também), você vai precisar começar a planejar o grande dia.
Embora seja um grande desafio, planejar é uma das coisas mais gostosas afinal, é a realização de um sonho, e quem não gosta de sonhar, não é mesmo?
Basicamente você deve criar uma lista, já que são inúmeros itens para resolver e muitos profissionais envolvidos para fazer uma festa perfeita do jeitinho que você sonhou. Aqui vão algumas dicas para te dar um norte.


1- Vocês são um casal.

Tente envolver seu parceiro(a) o máximo possível. Essa ideia de que a noiva é a parte mais importante do casamento já está ultrapassada, trata-se da união de vocês, as decisões tomadas em conjunto vão aproximar o casal. Além do mais, conversar e analisar os custos aumenta a probabilidade de acertar no estilo da festa e no fim, vocês terão boas histórias pra contar sobre este processo.

 imagem de alianças de casamento com imagens de santo antônio e nossa senhora ao fundo


2- Saiba quanto você pode investir.

Saber quanto você e seu parceiro têm disponível para usar na festa é o primeiro passo para um planejamento de sucesso. Seja realista, começar uma vida juntos atolados em dívidas é um problema que com certeza vocês não querem. Crie metas e tente segui-las ao máximo.

3- Que tipo de festa vocês desejam?
Sabendo o que vocês podem investir torna mais fácil decidir o que vocês poderão escolher para este dia. Pensem em como gostariam de celebrar este momento, igreja, salão, praia, sítio. Existem muitas possibilidades com relação à lugares onde vocês podem realizar a cerimônia e infinitas opções de lugares para a festa, decoração, louça, lembranças. Cada tipo de festa exige um orçamento diferente, e com base nele você vai poder decidir inclusive os profissionais que poderá contratar neste dia.

https://www.guiadecasamento.com.br/cerimonia-e-festa/decoracao/7-estilos-de-casamento

4- Hora de pesquisar.

Sim, é muita informação. Então então pesquise muito e vá organizando os itens que te agradarem em pastas, assim você não vai se perder. Você pode até começar um diário neste momento e ir anotando ideias(não se preocupe, você pode ver a viabilidade delas depois, por enquanto são só ideias).
Com base no seu orçamento (olha ele aí mais uma vez), você vai saber a estrutura para começar a pesquisar preços e consequentemente os profissionais que poderá contratar. Pense com muito carinho, muito mesmo, em um bom serviço de assessoria. Ter ajuda especializada neste momento pode ser uma mão na roda e representar uma boa economia de tempo e dinheiro. Você também pode começar a pesquisar os valores do buffet, decoração, música, fotógrafos, entre outros. Se a data estiver muito distante, consulte-os apenas para obter noções de valores — mas não se esqueça de que alguns prestadores de serviços podem oferecer descontos ao fecharem negócios com antecedência.


https://www.zankyou.com.br/p/o-segredo-para-escolher-os-melhores-fornecedores-do-seu-casamento-5838

5-Tenha um cronograma.

Nada melhor do que saber o que fazer mês a mês,e o tempo ideal para realizar cada tarefa, e assim progredir sem transtorno na organização da festa de casamento. Não há uma regra para começar a contratar os serviços, mas existe um tempo estimado de antecedência para contratar cada um deles e garantir que o profissional que você deseja esteja disponível no seu dia especial.
carolottolini.com.br/proposta-17759

6- Crie planilhas.

Como você pode ver, são tantos detalhes que os gastos podem fugir do controle e extrapolar o orçamento inicial se não forem controlados. Portanto, faça uma planilha simples, mas que contenha todos os valores dos serviços do casamento. Coloque o nome da empresa responsável, o valor total do serviço, o número de parcelas em que será pago e o dia do pagamento.

casal de noivos comemorando na frente de um banner com dizeres sobre o casamento

7-A tão temida lista de convidados!

Este é um item que sofre várias alterações. Porém, você vai precisar dela para ter noção de quantas pessoas estarão presentes e qual será o tamanho do local que deverá ser locado para a festa.
Comece pelos familiares e amigos mais próximos e veja se será possível arcar com os gastos de uma festa maior. Em caso positivo, passe a colocar na lista os nomes que você gostaria de convidar, como colegas de trabalho e amigos dos pais.
Alguns sites podem te ajudar nesta etapa, experimente o  Zankyou.

https://www.zankyou.com.br/guests-management







Estas dicas foram tiradas do blog:Feira da noiva.